sábado, 17 de outubro de 2009

Porque Barcelona vale a pena

Las Ramblas

A maior concentração de turistas por metro quadrado. Japonês, chines, italiano, peruano, americano, essa rua é a parte mais babilônica de Barcelona e a mais fake. Inúmeros cafés, restaurantes, barzinhos, supermercados, lojinhas de souvernirs, hotéis, albergues, tudo com um preço um tanto quanto salgado. A rua tem um calçadão central, onde ficam os artistas fazendo umas perfomances legais e pedindo que você dê aquele trocado, na maioria das vezes, merecido. Ao final, tem o Monumento à Colón, onde a vista da cidade é lindíssima.


Port Vell

Logo depois do Movimento à Colón, o lugar é cheio de decks para olhar a paisagem do Mediterrâeneo. Mas também é lotado de turistas e de gente querendo roubá-los. Foi lá que roubaram a bolsa de Luísa, com todos os documentos, inclusive, o passaporte. um susto.


Bairro Gótico

A parte mais antiga de Barcelona, e sem dúvidas, a mais bonita. O bairro é cheio de resquícios medievais, incluindo a Catedral de Barcelona (construída entre o século XIII e XV) e o Museu da História da Cidade.


Museu da História da Cidade

Ainda não tive a oportunidade de conhecer muitos museus por aqui, mas este, sem dúvida, foi um dos mais interessante e bem estruturados que já fui. O museu conta a história antiga da cidade, desde a época em que se chamava Barcino, no ano não sei quanto A.C. O mais impressionante é ver ruínas de construções do Império Romano e acompanhar toda a evolução da cidade, da antiguidade e idade média.


Museu Picasso

Só de pode ver ao vivo os quadros de Picasso já fiquei bastante impressionada. Mas o museu, em termos de estrutura e organização deixa um pouco a desejar. Você fica meio perdido


Sagrada Família

Linda, porém em obras. O templo, projetado por Gaudí - aliás, em barcelona o que não falta são coisas de Gaudí - só vai ficar pronto mesmo em 2082.O museu que tem dentro da Igreja me ajudou bastante a entender um pouco o trabalho desse arquiteto, que deixou sua marca por todos os cantos de Barcelona, virando praticamente um ícone da cidade. Bem que eu queria ter subido no elevador e apreciado a vista, mas a fila enorme, com duração mínima de duas horas (segundo a plaquinha) não me deixou aproveitar o passeio por completo. Queria estar viva pra poder voltar e ver o projeto concluído. Mas se nem o coitado do Gaudí, que passou mais de dez anos da sua vida pra projetar aquilo, vai poder, quem sou eu pra querer né?


La Pedrera e Casa Battló

Minha pirangagem me permite apenas comentar a fachada dessas duas construções de Gaudí. São lindas, exóticas e de fora, ja deu pra notar que valia a pena ter entrado. Quem não quiser pagar ingresso pro La Pedrera, pode ir até o fundo da lojinha de souvernir porque de lá é possível ver o interior do prédio, e até tirar umas fotos legais.


Parq Guell

Mais Gaudí. Se eu tivesse idéia da imensidão do parque, teria reservado mais tempo para curti-lo. Não deu pra ver muita coisa, mas o lugar (e a vista) é lindo. Os jardins, as árvores, as construções, tudo é bem interessante de ver.


Barceloneta

A praia fica em Barcelona, mas só quem vai nela são os turistas. Como eu fazia parte desse grupo, fui até lá e molhei meu pé no mar Mediterrâneo, que, por sinal, é gelado. Foi uma experiência engraçada ir pra praia na Europa. Ao mesmo tempo em que vi a maioria das pessoas de roupa, sentadas na areia e tal, vi também umas 3 pessoas nuas. A praia não tem aquela quantidade insuportável de barraquinhas ocupando toda a faixa de areia, mas, em compensação, também não tinha o calor, o amendoim cozido nem o caldinho de camarão das minhas praias.


Camp Nou

É o estádio do Barça. Gigantesco e lindo por fora. Mas 17 euros era too much pra entrar e conferir. Me contentei com a lojinha mesmo.


Bosque das Fadas

Esse bar, que faz parte do Museu de Cera de Barcelona, foi feito pra quem leu Harry Potter. Eu me senti em Hogsmeade tomando cerveja amanteigada que Harry tomava com Hermione e Rony. O bar faz total jus ao nome e parece realmente um bosque de fadas, com umas plantas, cascadas e um bonecos de cera que parecem brinquedo assassino. Ele é bem carinho, mas valeu a pena ter ido.


Shoko

É uma das milhões de boates do Port Olimpiq, o ponto de baladas caras de Barcelona. Mas como a gente foi uma segunda-feira, ganhamos flyers e pudemos entrar grátis. Nada como conhecer um brasileiro, pernambucano e ainda rubro-negro que trabalha no lugar e fez questão de colocar todo mundo na área vip da boate, que só tocava hip hop e o house de sempre e todo lugar...


Museu de História da Catalunya

O museu é simplesmente fantástico. Foi o último lugar que visitei em Barcelona e funcionou como uma propaganda super bem sucedida a favor dos catalães, depois de 5 dias recebendo fora deles. Mas como nada poderia ser perfeito, depois de sair e ir na lojinha a procura de um livro sobre a história da Catalunya, vejo que só tem edições em catalão e voltei a ter raiva de todos eles de novo.

Nenhum comentário: