sábado, 3 de outubro de 2009

O CAC é universal




Eu que pensava que ia chegar na Espanha, entra na Facultad de Comunicación de la US e encontrar um ambiente super diferente do CAC-UFPE. É engraçado como as coisas são. Na porta do prédio ultramodernoso (essa parte não é parecida, diga-se de passagem), encontro um monte de gente com ares alternativos,e algumas vezes até meio teenager a la High School Musical. Não que as pessoas aqui não sejam ultra estilosas 24 horas por dia, mas na FC parece que todo mundo queria ser um pouco mais, não dava pra ser básico, usar uma calça, um tenis e uma blusinha. Tem que ter algum bregueço no cabelo, as roupas tem que ser cheias de sobreposições, nada muito simples. Parece que o ar "queremos ser diferente" do CAC é mesmo universal.

E não que eu não goste disso. Gostei porque me senti em casa, se não fossem as megas instalações e estúdios de Tv que encontrei, além das salas imensas e equipadas com data show, computador, etc. Esse negócio de reservar data show no DCOM com não sei quantos dias de antecedência não tá com nada por aqui!Mesmo com toda essa modernidade, eles usam quadro de giz, como assim? O professor vai escrever no quadro e faz aquele barulhinho horrível, argh ...



Nem tudo são flores. Na primeira semana de aula, aquela mesma historinha da UFPE. O professor tal só vai dar aula na semana que vem, o outro tá doente, só no mês que vem. Aí tem aqueles que foram pra um congresso e também não iam poder dar aula. Mas tive até sorte. Das quatro cadeiras que assisti, gostei de duas: Sociologia da Cultura e Relações Internacionais. Nessa o professor era tão metódico, que me confundiu com os seus 500 sistemas de avaliação continuada, mais os pontos extras e bla bla bla, mas entendi o principal, que era de que eu tinha que fazer tudo e cumprir todos os trabalhos.

Mas foi na sua aula que me dei conta de onde realmente estou e com quem estou convivendo. Falando sobre a colonização francesa, inglesa e portuguesa nos países do sul, ele fez questão de ressaltar (uma mea culpa) que os colonos espanhóis tiveram uma peculiaridade. Eles não chegaram à América com a intenção de matar ou de fazer um genocídio (embora tenham dizimado os incas, maias, astecas, só pra dar um exemplo). A justificativa é que eles chegaram ATÉ a se misturar com os povos americanos, vejam que coisa! Me senti mais aliviada em saber que toda a matança foi sem intenção e comecei até a simpatizar com o processo de colonização europeu.

Mas, enfim, vou dar um desconto. Do mesmo jeito que a gente passa boa parte do Ensino Fundamental ouvindo que Duque de Caxias foi o herói na Guerra do Paraguai ou que Calabar traiu Pernambuco na luta contra os holandeses, eles por aqui também devem ouvir algumas outras coisas bizarras sobre a história deles. Na verdade estou até torcendo para o professor dizer mais coisas do tipo. Discordâncias à parte, é muito interessante observar como eles enxergam a América Latina, o Brasil, e, consequentemente, a gente mesmo.

Olimpíadas e Patriotismo

Nem sei o quanto a responsabilidade de sediar umas Olimpíadas - assim como também uma Copa do Mundo -vai ser bom para o Brasil, mas que eu fiquei muito feliz de o RJ ter sido a escolhida para ser a sede, isso fiquei. Primeiro porque derrotou MADRID justamente num diaem que meu vizinho espanhol, sem motivo nenhum, veio reclamar do barulho das cadeiras a noite, e dizer que acorda às seis da manha e bla bla bla (e ele não era um velho, ele tinha 25 anos no máximo). Acho que essa história de Olimpíadas nem afeta a todos aqui - pelo menos, em Sevilla - mas me senti vingada, não sei porque.

Lula mais uma vez deu um show discursando, e deixando de lado as críticas a seu governo, ele emociona, sempre! Uma das coisas que mais senti saudade foi poder ligar a TV às 20h da noite e ver o casal Bonner (meu pai vai me matar) fazendo uma mega cobertura do evento. Tive que me contentar com o youtube mesmo.

Passada a euforia e o sentimento patriótico repentino, espero que meu senso crítico volte e, logo mais, eu passe a duvidar novamente dos reais benefícios que essas Olimpiadas podem trazer pro Brasil. Mas que de 2014 a 2016 o país vai parar, isso vai. E que vão se dois anos de festa também. E eu vou estar lá pra ver, curtir e depois falar mal =)

Nenhum comentário: