sábado, 26 de setembro de 2009

Aniversariando na Europa

Fazer aniversário longe de casa é um tanto quanto estranho. Não tem 500 mil presentes, nem 500 mil parabéns. Principalmente quando você está num país onde você conhece no máximo cinco pessoas. Mas a experiência compensa qualquer ausência de cor no seu dia "especial"

Almoçamos o velho macarrão com salsicha porque ainda não aprendemos que tipo de carne comprar por aqui. Carne bovina - minha preferida- é muito cara e ainda não sei escolher carne de porco. Hoje, talvez, vamos comprar um frango empanado, pra variar um pouco. O detalhes é que ainda, assim como todos da casa, não me acostumei com o horário daqui. Estamos funcionando no fuso de Recife: tomamos café às 14 (quando lá são 9h), almoçamos àh 17h ou 18h (12h) e jantamos perto da meia-noite. Ontem nao foi diferente.

Passei o dia em casa, a maior parte dormindo. Fui tentar comprar minha câmera (meu presente de aniversário), mas não encontrei a que eu queria, por isso estou saindo hoje de novo para procurar. O passeio valeu a pena para ver uma partezinha do Nervion Shopping e conhecer EL Corte Ingles, uma loja gigante, onde vende calcinha, dvd, bolsa, eletrônicos, comida, tudo que você imaginar. Só o preço que é um pouco salgado, mas ja que não paga pra olhar...

O jantar de aniversário foi no Mc Donaldos. Uma hamburguesa con queso que custava 1 euro. Mc aqui não é tao barato não, é mais caro que em Portugal, na verdade. Uma promoção do Big Mac (a único menu idêntico ao do Brasil) sai por 5 euros e 40, se não me engano. Em Lisboa, eu vi por 4,40. 1 euro faz muita diferença =)

Enfim, terminamos a noite na Alameda de Hércules, no Centro. Um lugar bem mais agradável que a Alfafa. É uma calle gigante, cheia de barzinhos e pessoas bebendo e comendo na rua. Gente de todo tipo: jovens, adultos, velhos, crianças, familias, tem pra todos os gostos e estilos. Sentamos com Glenda e Paulo, um casal de Pelotas que vive aqui há uns 4 anos e que super ajudou com dicas sobre a cidade. A noite foi ótima, mas bem curtinha já que a partir da 1h é proibido beber ou comer nas ruas. É uma lei municipal feita para coibir os chamados botellones, porque antes era muito comum as pessoas - jovens, principalmente - ficarem bebendo nas ruas durante a madrugadam, o que resultava às vezes em bagunça. Os policiais, então, chegam calma e civilizadamente pedindo para que todos entrem nos bares e se levantem do chão. É interessante como as pessoas abrem mão de certas liberdades individuais para manter a ordem. Parecem que aqui existe uma consciência pública, coisa que talvez esteja um pouco em falta no Brasil.

A parte hilária do dia ficou por conta dos cachorros soltos pela Alameda. Eles ficam brigando um com o outro no meio das pessoas. Uma dessas era eu. Um pastor alemão e um cachorrinho brigando e vindo para cima de mim. Quase fiz um escândalo, mas me segurei e, no máximo, fiz uma cara de "me tirem daqui!". Mudei de lado e voltei a conversar. Eu sabia que essa história de cachorro andar solto na rua não ia dar certo.



Um comentário:

Unknown disse...

Oi Debora! Te achei! A Alameda é bem legal mesmo, eu adoro...mas a tal "consciència pública", nesse caso, é vista por muitos como privação do espaço público. Eu até concordo com algumas coisas, mas acho que muitas vezes os policiais abusam do seu poder e multam pessoas por coisas absurdas. Te mando um site para conheceres o outro lado da história: http://www.lacalleesdetodos.blogspot.com/

Beijinhos!